Mídia

divulgação de ideias e opiniões sobre temas afins.

Clique nas categorias abaixo e confira:

Artigos

Entrevistas

Imprensa

Blog

 

Negociar ganha-ganha – sempre?

18 de June de 2013 |

“Uma das recomendações mais frequentes da literatura sobre negociação é a de buscar o “ganha-ganha”. O artigo a seguir, mostra que esta estratégia nem sempre é recomendável e muitas vezes pode significar prejuízo para quem a adota.

por Cláudio da Rocha Miranda e Peter Harazim, ambos negociadores experientes e coordenadores da Vistage.”

Leia mais…

Transformando as conversas difíceis com nossos colaboradores

26 de March de 2013 |

O dia a dia corporativo coloca o líder de uma empresa, com freqüência, diante de situações onde, como uma decorrência de um baixo desempenho, ou de um “erro” de um executivo, ele hesita entre a sua demissão ou o prosseguir acreditando, investindo na melhoria do desempenho deste colaborador, peça importante na engrenagem da organização.

Saber como se comportar, como abordar determinadas falhas ou baixo desempenho deste executivo é sempre uma tarefa delicada para o responsável pelo processo, seja ele o CEO, seja ele o dono da empresa.

Leia mais…

A formação de líderes nas empresas e o caso Ronaldinho Gaúcho

14 de June de 2012 |

O caso Ronaldinho Gaúcho e o Flamengo é um excelente exemplo de como as organizações, tanto clubes quanto empresas, não devem proceder. Os clubes, ao invés de formarem seus craques nos times de base têm adotado, de algum tempo para cá, a contratação de craques, ou ex-craques na opinião de muitos, para buscarem recursos de curto prazo com mais bilheteria e patrocínios. O que ocorreu com o Ronaldinho Gaúcho é um dos muitos exemplos disto: Adriano, pelo próprio Flamengo e, novamente Adriano e Ronaldo-Fenômeno, pelo Corínthias ilustram bem esta prática. Os resultados são quase sempre os mesmos. O jogador nunca rende o que o clube e, em especial, a sua torcida esperam dele. Aí o filme se repete e, em curto espaço de tempo, o que assistimos é a transformação da imagem deles junto às torcidas dos clubes contratantes, de herói, salvador da pátria, para vilão.

Leia mais…

Plenária grupos Vistage no Rio de janeiro

22 de May de 2011 |

Cláudio da Rocha Miranda coordena evento em que presidente do IBGE, Eduardo Nunes, fala aos executivos da Vistage.

Coluna Guilherme Barros, IG Economia em 22 de maio de 2011

Leia mais…

O que não se aprende nos livros

6 de April de 2011 |

o-globo As empresas brasileiras entram em nova fase após galgar patamar mais elevado de  desenvolvimento, fruto de um longo período de expansão de nossa economia. Foi um período  de fortes ajustes seguido de prosperidade que vai desde o Plano Real em 1994, até o final do governo Lula. Este, em seu primeiro mandato, teve o privilégio de ter sido beneficiado por excelentes ventos de popa, influenciados pela elevação dos preços das commodities fruto, em grande parte, do crescimento da economia mundial com destaque para a China e também a capacidade de bem posicionar o barco Brasil para aproveitar essas boas aragens. Em destaque as políticas assistenciais que, apesar de merecerem diversos retoques, tiveram a capacidade de impulsionar a renda e o consumo de uma classe até então apartada de nosso mercado.

Leia mais…

O líder deve trabalhar para facilitar a vida da equipe

1 de April de 2011 |

Leiam a conversa/entrevista que tive tomando um café no Leblon com o jornalista André Morgada, publicado no seu Blog O GLOBO “Na hora o cafezinho” sobre as Mudanças culturais no mundo corporativo. Dentre aquilo que conversamos surgiu, claro, como funcionam os grupos da Vistage, sua dinâmica, quem deles participa, o que se discute nas reuniões, etc. e também, questões sobre como um CEO encara, as mídias sociais? Os atuais CEO’s têm familiaridade com o tema ou apenas aqueles mais jovens? Em quanto tempo ocorre uma mudança cultural dentro das empresas?  Enfim, temas que afetam o dia a dia das organizações e que colocam algumas mais na vanguarda do que outras, mais preparadas para “trafegar” no atual mundo corporativo onde um novo Brasil desponta, dentre outras coisas, também mais globalizado. Vale a pena! Leia mais…

A gestão de pessoas ainda falha no país

16 de March de 2011 |

Cláudio da Rocha Miranda respondeu 3 perguntas sobre gestão de pessoas:

– A gestão de pessoas é um problema nas empresas?

– Falta qualificação?

– O problema afeta os resultados das corporações?

Entrevista concedida a coluna Negócios & Cia, Flavia de Oliveira, Jornal O GLOBO de 16 de março de 2011.

Leia mais…

Principais problemas dos executivos brasileiros

24 de February de 2011 |

Pesquisa Vistage que destaca os principais problemas enfrentados pelos executivos.

Coluna Mercado Aberto, Maria Cristina Frias, Folha de São Paulo

Leia mais…

Solidão Compartilhada

24 de October de 2010 |

As saídas encontradas por CEO’s para amenizar o isolamento provocado pelo poder.

Reportagem O GLOBO no caderno Boa Chance de 24 de outubro de 2010.

Leia mais…

O executivo e os novos códigos de etiqueta

16 de October de 2009 |

Professor da FGV e sócio diretor da CRM CONSULTORIA

Diversos são os códigos de conduta social. As famílias, as escolas e o próprio convívio social fazem-nos aprender, ao menos, o essencial para que possamos ser chamados de “pessoas educadas”. O mundo dos negócios, no entanto, trouxe uma nova ordem comportamental que infelizmente ainda não é ensinada pelos mesmos agentes que moldaram nossa boa educação. Leia mais…

Reuniões: quanto menos, melhor!

16 de October de 2009 |

Professor da FGV e sócio diretor CRM CONSULTORIA

O ambiente corporativo é, certamente, um daqueles onde mais a neurose humana floresce. São vaidades, exibições, competições, intrigas e puxa-saquismos por todo canto. Inúmeros são os esforços que os especialistas em gestão de pessoas (ex RH’s) fazem para amenizar isto, nas empresas. Em especial nas reuniões esta neurose é potencializada. Leia mais…

Coaching para executivos: A consultoria para o número 1 da organização

16 de September de 2009 |

Professor da FGV e Diretor Sócio da CRM Consultoria

Onde agregar mais valor com serviços de consultoria é o desafio das empresas do ramo. De diagnósticos e propostas de solução de um ou de outro problema de natureza operacional o mercado está cheio daquelas que isto oferecem, ainda que somente algumas empresas de consultoria entreguem o prometido.

Leia mais…

Política de Saúde: Basta de mais impostos ! Gestão, já !

15 de September de 2009 |

Professor da FGV e Diretor Sócio da CRM Consultoria

Não fossem os descalabros, que se tem diariamente notícia, cometidos por um elevado número de políticos em nosso país, dava até para se achar graça desta esdrúxula mais nova tentativa do Ministro Temporão de ressuscitar a CPMF (Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira), agora com o novo nome de CSS (Contribuição Social para a Saúde).
Leia mais…