A fala facilita a comunicação. No entanto, nos comunicamos também através de nossos semblantes, dos nossos olhos, pelo movimento dos lábios, dos braços, das mãos, das pernas e até mesmo dos nossos pés. Uma das grandes diferenças entre a linguagem verbal e a linguagem corporal é que na primeira somos mais habilidosos em falsear com a verdade.

Já com o nosso corpo, através de nossos gestos, é bem mais difícil ou até mesmo impossível. Por essa razão se desejamos negociar, de forma mais eficiente, devemos saber como nos comportar e, principalmente, aprender a interpretar o “outro lado da mesa” isto é com quem estamos negociando. Alguns comportamentos básicos, facilmente identificáveis, são de muita utilidade em uma negociação. Se no início este tipo de observação pode parecer difícil para o leigo, um pouco de atenção propiciará vantagens competitivas tão importantes que vale a pena conhecermos um pouco desta habilidade.

A seguir alguns exemplos de como nos comportamos quando negociamos (clicar em galeria de fotos abaixo).

 

>>Pós MBA Negociação

galeria_de_fotos_2

>> MBA Logística

galeria_de_fotos_2

>> MBA Marketing

galeria_de_fotos_2

>> MBA Saúde

galeria_de_fotos_2

>> Pós MBA Projetos

galeria_de_fotos_2

Pós MBA Inteligência Empresarial

galeria_de_fotos_2

 

As figuras abaixo foram selecionadas, dentre muitas, para mostrar o quanto detalhes não muito visíveis para uma pessoa que desconheça a linguagem corporal, podem ser repletos de significado.